top of page

Quantidade ou qualidade? Quantas fotos devem ser entregues em um trabalho?

Atualizado: 5 de jul. de 2019



Caetano Veloso canta nos versos de Alegria, Alegria “Quem lê tanta notícia?”. Eu vou adaptar isso para: Quem vê tanta foto assim? O que você pensa quando contrata um fotógrafo para o seu evento? Seja corporativo ou social. Primeiro, não vamos ser demagogos, você buscar o preço né? Talvez o mais barato, não adianta ser hipócrita e falar que o preço não é importante. É sim. E em se tratando de fotografia, sabe o que é comumente usado como argumento para se contratar um fotógrafo? Promessa de um número X de fotos de um evento. E normalmente esse X é um X bem grandão. “–Ah vamos cobrir sim a premiação da sua empresa. Garantimos entregar cinco mil fotos desse evento. “ Mas o que o fotógrafo não explicou é que ele vai fazer cinco mil fotos de um evento que não dura nem duas horas. Aí amigos, é aquele monte de foto de decoração. A mesma foto na vertical e na horizontal.

O que era colorido ganhando versão em preto e branco e sépia. Não é assim que trabalha. Não acho certo prometer fotos de um evento. Mas não prometer fotos não significa entregar uma quantidade exigida do que foi o seu evento. Apenas não acho certo entregar a mais.

Um evento tem começo meio e fim. É uma história que tem que ser contada através das fotos. O que costumamos fazer na entrega dessa história aos nossos clientes aqui no C41 Estúdio: Pedimos um prazo para entregar as fotos, assim como todos os fotógrafos. Mas não ficamos “chocando” as fotos por longos seis meses como alguns profissionais. Nosso tempo é bemmmmm mais curto.

Mas aproveitando aquele nossa experiência no fotojornalismo (fotojornalismo de verdade diga-se), conseguimos em um evento entregar no dia seguinte ao cliente algumas fotos, devidamente editadas, contando uma história do que foi esse evento. Justamente para ter aquelas fotos para usar em redes sociais, material de divulgação e etc.

Um bom evento não se faz pela quantidade de fotos e sim pela qualidade das fotos. Pense nisso quando for contratar um fotógrafo para o seu próximo trabalho.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page